Confira 8 Filmes Sobre Tecnologia que Você Precisa Assistir

Diversas são as razões para essa fixação da humanidade sobre o high-tech: ligação com o futuro e o destino da humanidade, a evolução das máquinas, as transformações do planeta e até devaneios sobre máquinas alienígenas. Qualquer que seja a motivação, todos imaginam que alguma coisa presente lá na pode acabar fazendo parte da nossa rotina algum dia. Em alguns casos, tecnologias se tornaram até reais nos dias de hoje. Alguns filmes sobre tecnologia apresentam um futuro tranquilo, outros fazem previsões sombrias e chegam a levantar debates até em profissionais da psicologia, sociologia e filosofia. Até que ponto estaremos unidos às maquinas? Será que elas, inclusive, farão parte do nosso próprio corpo? Para fazer você refletir um pouquinho e imaginar o que pode ou não chegar às mãos da raça humana algum dia, apresentaremos uma seleção de filmes sobre tecnologia aclamados pela crítica ou essenciais para todos que gostam de tecnologia.

Metrópolis

O visionário cineasta austríaco Fritz Lang lançou o filme de ficção científica em 1927 e é considerada uma obra-prima à frente de seu tempo. A história se passa em 2026 e uma classe rica dominante, proprietária de indústrias, governa a cidade de Metrópolis. Entre os poderosos está Joh Fredersen, cujo filho se apaixona por Maria, uma jovem da classe trabalhadora que vive na cidade subterrânea, onde muitas pessoas operam as máquinas que fazem a cidade funcionar. Para tentar por um fim no romance, Joh pede a um cientista que crie um robô com as feições de Maria e acaba causando uma batalha entre as classes.  

2001 – Uma odisséia no espaço

Stanley Kubrick transformou um conto de Arthur C. Clarke em um filme que é referência em ficção científica até hoje. Após uma breve demonstração da história da humanidade desde seus primórdios até a chegada na era espacial, o filme mostra a viagem de um grupo de astronautas em uma missão misteriosa. A nave, que conta com a Inteligência Artificial do computador HAL 9000, começa a apresentar problemas de ingerência no sistema. Na verdade, é HAL que tenta tomar o controle e acaba causando um confronto na relação homem e máquina. Com um trabalho de arte impecável, o filme enche os olhos de efeitos especiais que representam a mistura do tempo e do espaço.  

Blade Runner

Neste filme de 1982, Harrison Ford interpreta um caçador de androides. A Inteligência Artificial chegou a um ponto tão alto de desenvolvimento que humanos e robôs passam a ser confundidos, levando à reflexão sobre o papel da raça humana em um mundo cada vez mais dominado pelas máquinas.  

Trilogia Matrix

Não podemos falar de filmes sobre tecnologia sem citar Matrix. Baseado no livro Neuromancer de William Gibson, o filme conta a história de Neo. Ele descobre estar vivendo em uma realidade simulada desenvolvida por computadores inteligentes. Porém, essa relação de máquinas que utilizam a energia humana para se manterem ativas é ameaçada pela replicação de um vírus no sistema. Após ser recrutado por um grupo de humanos rebeldes que acordaram do sono induzido, Neo fará de tudo para dar um fim à Smith, o programa que saiu de controle. O filme apresenta um conceito de realidade virtual que aos poucos domina a nossa vida, seja em jogos ou aplicações que nos levam a interações com lojas virtuais, bancos e empresas.  

A rede social

Conta a história da criação do Facebook por Mark Zuckerberg. O site, que a princípio serviria como um elo de comunicação entre os estudantes de Harvard (e uma ferramenta para tornar Mark mais popular na faculdade), acabou se expandindo pelo mundo e criou um novo paradigma de relação interpessoal. A vida alheia passou a ser um espetáculo e muitas empresas acabaram entrando na rede para se aproximar das pessoas. Vale lembrar que muitos conflitos aconteceram até a rede social ganhar as proporções que tem hoje, como disputas entre investidores e outras pessoas que apostaram na criação de Mark.  

O jogo da imitação

Baseado na vida do matemático Alan Turing, o pai da informática. Ele é convocado pelo governo inglês para tentar decifrar códigos de comunicação nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Devido à complexidade dos códigos, Turing criou uma máquina que conseguiu traduzir as mensagens, ajudando as forças militares a descobrir os próximos passos do inimigo. A tal máquina hoje é considerada o primeiro computador da história.  

Jobs

Outro filme biográfico, desta vez contando a história de Steve Jobs, fundador da Apple. O período retratado vai desde a sua desistência da faculdade até o ápice da carreira como figura principal de uma das empresas de tecnologia mais admiradas no mundo. Além de gênio dos computadores, Jobs acabou se mostrando um homem de negócios do primeiro escalão da indústria. É a mostra de que a inteligência aliada ao empreendedorismo pode causar uma revolução na forma de se vender tecnologia para as pessoas.  

Ela

O diretor Spike Jonze traz uma mistura de fábula, distopia e, ao mesmo tempo, um caso do futuro que poderá se tornar perfeitamente possível. Após se separar da primeira mulher, Theodore, um redator que escreve cartas emocionantes em nome de outras pessoas, se vê em dificuldades para expressar as próprias emoções e reencontrar um novo amor. Para não se sentir tão sozinho, adquire um novo sistema operacional para seu computador que possui a capacidade de aprender e se relacionar com o seu usuário. O problema é que esse aprendizado acaba aproximando os dois e o “romance” faz com que Theodore perca a linha que separa a realidade da ilusão virtual. Um plus: Fora os filmes sobre tecnologia citados, uma série atualmente disponível no serviço de streaming Netflix vem chamando a atenção sobre os impactos que a tecnologia tem trazido à raça humana. Black Mirror explora um futuro muito próximo ou um presente alternativo, em que a sociedade moderna sofre as consequências imprevistas do uso abusivo e crescente no cotidiano. E o tal “espelho negro” está aqui, na palma da mão como um smartphone, a tela de um tablet ou notebook, e até mesmo as atuais smart TVs.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *